Páginas

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PM impede ação criminosa e apreende explosivos em Natal


Bandidos fugiram, mas polícia apreendeu máscara de gás, luvas, munição de alto calibre, capuz, explosivo e grampo. Foto: José Aldenir
A Polícia Militar apreendeu explosivos e vasto material usados para arrombamento de agências bancárias, após intensa perseguição e tiroteio com cinco homens na madrugada de hoje, em Natal. Os bandidos abandonaram o veículo no bairro de Nova Descoberta e fugiram após se embrenhar no Parque das Dunas, próximo ao 7º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército. A suspeita é que eles planejavam explodir caixas eletrônicos na Capital.
Segundo o oficial de operações do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente Rafael Soares, os criminosos usaram um Honda Civic prata que havia sido tomado por assalto horas antes no bairro de Mirassol. Eles  foram localizados durante a madrugada, em atitude suspeita em uma rua do bairro de Lagoa Nova. Ao perceberem a presença dos policiais, os homens passaram a atirar contra as viaturas.
Ele disse que durante a perseguição, que contou com o apoio de policiais militares do Batalhão de Choque (BPChoque), os criminosos continuaram atirando contra os policiais e jogaram grampos de aço na pista, para furar os pneus das viaturas “Eles estavam muito bem preparados, parecia que já tinham planejado aquela ação há muito tempo”, afirmou.
O tenente explicou que a perseguição e o tiroteio só acabaram quando os bandidos chegaram ao bairro de Nova Descoberta. Diante do cerco policial, eles abandonaram o veículo com o material e se embrenharam na mata do Parque das Dunas. Os policiais ainda entraram na área, procurando os criminosos, mas devido à escuridão e à grande extensão da área, não conseguiram localizá-los.
Conforme o relato policial, os cinco integrantes da quadrilha estavam fortemente armados, com espingardas calibre 12 e pistolas nove milímetros e ponto 40, de uso restrito. Segundo o tenente Rafael Soares, a suspeita é que a quadrilha planejava explodir caixas eletrônicos em uma agência bancária de Lagoa Nova.
Além dos explosivos, eles também portavam pés-de-cabra, munições, capuzes, luvas, grampos e outros materiais, que, conforme a Polícia Militar, são comumente usados em arrombamentos e explosões às agências bancárias e caixas eletrônicos. Diante do alto poder de fogo dos criminosos, foi preciso pedir reforço ao Batalhão de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Segundo o tenente Soares, após a apreensão do material e do veículo, este foi devolvido ao seu proprietário na manhã de hoje, após passar por perícia pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep).
Além do arsenal usado pelos criminosos, a forma de atuação e a resposta imediata que os criminosos tiveram ao avistarem os policiais demonstra que são bandidos experientes, possivelmente já participaram de outros arrombamentos e explosões de agências bancárias. O tenente não descarta a possibilidade de eles serem responsáveis por outras ações cometidas no Estado.
Todo o material apreendido dentro do veículo foi levado para a Delegacia de Plantão da zona Sul, no bairro da Candelária, onde foi lavrado o termo de apreensão. Já os explosivos, montados com quatro bananas de dinamites amarradas em duplas foram encaminhado para a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Dame).
 - Por: Alessandra Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário