Presos tentam escapar do Núcleo de Custódia
Por: Portal JH

Celulares, carregadores, serras e pequena quantidade de maconha: apreendidos.
Foto: Wellington Rocha
Segundo a diretora da unidade, Tânia Pereira, todos os dias há tentativas de fuga no Núcleo de Custódia, bem como a apreensão de celulares e drogas, que chegam até a cela pelas mãos dos parentes dos presos, que arremessam os objetos embrulhados para o pátio interno do prédio. Até mesmo chocolates recheados com drogas já foram flagrados pelos agentes policiais que trabalham lá.
“Realizamos revistas semanais e sempre encontramos esses itens. Já chegamos ao ponto de encontrarmos chocolates e bombons recheados com drogas, levados por familiares ou jogados por cima do muro, para o pátio que dá acesso à cela dos detentos. Também recolhemos armas artesanais e até tesouras e facões, que são usados por eles para escavarem as paredes nas tentativas de fugas, que também acontecem com bastante frequência”, explicou Tânia.
A diretora disse que o número de presos no local está diminuindo aos poucos, graças às primeiras transferências de detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pirangi, na zona Sul de Natal, para o Pavilhão 5 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, que foi liberado na semana passada.
“Com a liberação do pavilhão novo em Alcaçuz, o CDP de Pirangi passou a oferecer um número maior de vagas para nós, o que diminuiu o total de presos aqui. Mas, apesar disso, o prédio que o Núcleo ocupa hoje não oferece as mínimas condições, já que os presos já arrebentaram as paredes e a grade toda durante as fugas e tentativas”, afirmou Tânia.
Ela disse que, apesar de tudo, a expectativa de que os presos que estão hoje no Núcleo sejam todos transferidos para o CDP ainda é alta. “Estamos aguardando uma resposta positiva do Governo do Estado, para a solução desse problema que só cresce. Vivemos na iminência de uma fuga em massa, por causa das condições da estrutura física do prédio e todos sabem disso”, falou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário