Páginas

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Presos tentam escapar do Núcleo de Custódia

Por: Portal JH
Celulares, carregadores, serras e pequena quantidade de maconha: apreendidos.
 Foto: Wellington Rocha
Uma nova tentativa de fuga foi registrada no Núcleo de Custódia da Polícia Civil, no bairro da Cidade da Esperança, na zona Oeste de Natal. Desta vez, os presos usaram pedaços de serras e ferramentas artesanais para tentarem abrir buracos nas paredes da única cela do local, que comportava 65 presos na manhã de hoje. Durante a última revista realizada na cela, foram recolhidos 15 telefones celulares, vários carregadores, serrilhas e dois pedaços de maconha prensada.
Segundo a diretora da unidade, Tânia Pereira, todos os dias há tentativas de fuga no Núcleo de Custódia, bem como a apreensão de celulares e drogas, que chegam até a cela pelas mãos dos parentes dos presos, que arremessam os objetos embrulhados para o pátio interno do prédio. Até mesmo chocolates recheados com drogas já foram flagrados pelos agentes policiais que trabalham lá.
“Realizamos revistas semanais e sempre encontramos esses itens. Já chegamos ao ponto de encontrarmos chocolates e bombons recheados com drogas, levados por familiares ou jogados por cima do muro, para o pátio que dá acesso à cela dos detentos. Também recolhemos armas artesanais e até tesouras e facões, que são usados por eles para escavarem as paredes nas tentativas de fugas, que também acontecem com bastante frequência”, explicou Tânia.
A diretora disse que o número de presos no local está diminuindo aos poucos, graças às primeiras transferências de detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pirangi, na zona Sul de Natal, para o Pavilhão 5 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, que foi liberado na semana passada.
“Com a liberação do pavilhão novo em Alcaçuz, o CDP de Pirangi passou a oferecer um número maior de vagas para nós, o que diminuiu o total de presos aqui. Mas, apesar disso, o prédio que o Núcleo ocupa hoje não oferece as mínimas condições, já que os presos já arrebentaram as paredes e a grade toda durante as fugas e tentativas”, afirmou Tânia.
Ela disse que, apesar de tudo, a expectativa de que os presos que estão hoje no Núcleo sejam todos transferidos para o CDP ainda é alta. “Estamos aguardando uma resposta positiva do Governo do Estado, para a solução desse problema que só cresce. Vivemos na iminência de uma fuga em massa, por causa das condições da estrutura física do prédio e todos sabem disso”, falou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário