Páginas

domingo, 7 de abril de 2013


Soldados pedem baixa por desmotivação profissional

 Por: Portal JH
Seis soldados pediram licenciamento da corporação nos últimos quatro dias, conforme publicado nas edições 59 e 60 dos Boletins Gerais da Polícia Militar. As baixas, segundo a Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBM/RN), foram provocadas pela falta de perspectiva de ascensão profissional entre soldados, cabos, sargentos e subtenentes, que precisam passar por concurso interno para serem promovidos.
Segundo o presidente da ASSPMBM/RN, Eliabe Marques, de janeiro até ontem, 20 soldados pediram licenciamentos, por desmotivação profissional. E esse número tem aumentado consideravelmente nos últimos meses, o que pode colocar a segurança da população em risco, já que isso significa menos policiais nas ruas, em patrulhamentos ostensivos e atendendo ocorrências de crimes.
“Além desses problemas todos, há ainda outro interno, que é o aumento da sobrecarga para os policiais que continuam na ativa, já que eles são obrigados a cobrir o espaço deixado pelos colegas que desistiram. E isso também prejudica e muito a segurança pública e a qualidade dos serviços prestados à população”, explicou Eliabe.

O presidente da ASSPMBM/RN disse também que, hoje, um soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado com 30 anos de serviço ativo segue para a reserva ainda como soldado, já que para ascender verticalmente na carreira de Praças é preciso a realização de concurso interno. Isso tudo porque não é realizado concurso para sargento e nem para cabo há mais de dez anos.
Eliabe afirmou ainda que o projeto de lei complementar que foi entregue há mais de um mês para o Governo Estadual, prevê que o praça com mais de 30 anos ativo irá para a reserva como subtenente e passará a receber o equivalente a 50% do subsídio de um coronel, diferente dos 20% que lhe são atribuídos atualmente.

“O objetivo é corrigir um erro em relação à ascensão profissional da categoria, estabelecendo uma carreira para que o praça, como soldado, tenha garantias para crescer dentro da corporação, até chegar a oficial. Além disso, há mais de 15 anos que não é realizado concurso interno para 3º sargento e 11, para cabo, o que está provocando uma defasagem e também desestímulo entre os profissionais”, explicou.
O projeto de lei conta com a aprovação do comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva. Ele afirmou que a medida será um estímulo importante para os militares do quadro de praças da corporação. “Através de aprovação da Lei, a perspectiva de ascensão funcional serviria claramente como um fator motivacional, para que o militar se sinta estimulado a permanecer na corporação”, disse.
Protocolada junto ao Governo do Estado no dia 26 de fevereiro, caso seja aprovada, a Lei prevê mudanças importantes para a ascensão funcional dos militares estaduais do Quadro de Praças. Permite, por exemplo, que um soldado com 30 anos de serviço ativo, caso cumpra todos os requisitos previstos em lei, siga para a reserva como subtenente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário