Páginas

sábado, 6 de abril de 2013


Agentes da PC participam de aula de defesa pessoal com Renan Barão, campeão do UFC

Por: Alessandra Bernardo
Delegado geral da Polícia Civil Fábio Rogério também participou do treinamento com o campeão, um dos dez melhores lutadores do mundo de MMA, campeão da categoria peso-galo. Aula reuniu modalidades como jiu-jitsu, muay thai e técnicas de boxe. Foto: Heracles Dantas
Delegado geral da Polícia Civil Fábio Rogério também participou do treinamento com o campeão, um dos dez melhores lutadores do mundo de MMA, campeão da categoria peso-galo. Aula reuniu modalidades como jiu-jitsu, muay thai e técnicas de boxe. Foto: Heracles Dantas














Trinta policiais civis participaram de uma aula especial de treinamento de defesa pessoal na modalidade jiu-jitsu com o lutador potiguar Renan Barão, campeão mundial de MMA (Mixed Martial Art), na manhã deste sábado (6).  Na ocasião, os alunos conheceram ainda técnicas de boxe, muay thai e também da luta praticada durante os combates da MMA. Os treinos foram realizados nas instalações da Delegacia Especializada de Capturas (Decap), no bairro Cidade da Esperança, na zona Oeste de Natal.
“Estou muito feliz e motivado com o convite feito para participar dessa aula, de poder demonstrar um pouco do jiu-jitsu, que é uma das raízes do MMA e também de outras artes marciais, como o muay thai. Aqui, preparei um plano que contém um pouco das principais lutas praticadas hoje”, explicou Barão, que é, atualmente, um dos dez melhores lutadores do mundo de MMA e atual campeão de Ultimate Fighting Championship (UFC) na categoria peso-galo, de até 61 quilos.
Para o professor Alexandre Marques, a presença do campeão mundial durante o treinamento é uma honra e também um incentivo importante para os alunos. “Eles estão aqui para aprender uma técnica importante de autodefesa e também para melhorar o condicionamento físico, a autoestima e aprender formas de imobilização e controle de situação sem o uso de arma de fogo, o que é muito importante para a profissão deles”, explicou.
O delegado geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Fábio Rogério, também participou da aula especial com o lutador Renan Barão e destacou que há projetos para ampliar o espaço usado para a prática, para, assim, aumentar a quantidade de vagas oferecidas aos policiais civis.
Segundo o diretor geral da Acadepol, Ricardo Sérgio, a aula integrou o treinamento de jiu-jitsu que é oferecido aos policiais civis do Rio Grande do Norte há um ano e meio, como forma de preparação para a atividade policial e também uma válvula de escape para o estresse inerente à profissão. Hoje, 22 policiais se dividem em duas turmas regulares.
“O objetivo principal é oferecer uma atividade física que combine o treinamento do condicionamento físico com o relaxamento físico e mental, que beneficiam por extensão não apenas o policial, mas também a sociedade, que ganha um profissional bem preparado para uma possível intervenção sem armas na defesa das pessoas”, explicou Ricardo Sérgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário