Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Detran certifica 43 instrutores e 

examinadores de trânsito

Por Assessoria Detran-RN
O DETRAN-RN entregou na tarde da segunda-feira (30), em sua Sala do Setor de Cursos, 43 certificados aos concluintes dos cursos de Instrutor e de Instrutor e Examinador de Trânsito. A maioria já está atuando nas bancas de examinadores que a autarquia mantém em sua sede e encaminha ao interior do estado para aplicar os exames de volante. 

A informação é da subcoordenadora da Controladoria Regional de Trânsito, Márcia Marques, lembrando que os cursos, realizados em parceria com o Sest/Senat, obedecem à Resolução 358, de 13 de agosto de 2010 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. Ela regulamenta o credenciamento de instituições ou entidades públicas ou privadas para o processo de capacitação, qualificação e atualização de profissionais; e de formação, qualificação, atualização e reciclagem de candidatos e condutores e dá outras providências.

O diretor geral do DETRAN-RN, Willy Saldanha, considera importante a realização desses cursos em parceria com o Sest/Senat, porque possibilita ao Departamento ampliar o seu quadro de peritos-examinadores, com o objetivo de agilizar a realização dos exames de volantes em candidatos que requerem a Carteira Nacional de Habilitação. Os cursos foram destinados a servidores do Detran e aos que foram lotados ou redistribuídos na autarquia, sem nenhum ônus para os candidatos.

De acordo com a Resolução 358, são exigências mínimas para o exercício da atividade de examinador de trânsito, observadas as disposições contidas no art. 152 do Conselho de Trânsito Brasileiro: ter no mínimo 21 anos de idade, curso superior completo, dois anos de habilitação compatível com a categoria a ser examinada, não ter cometido nenhuma infração de trânsito de natureza gravíssima nos últimos 12 meses e possuir curso de examinador de trânsito. Os cursos para instrutor e instrutor/examinador de trânsito, realizados pelo Detran/Sest-Senat tiveram respectivamente, 28 e 208h/aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário