Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2015

  1. Sesed reúne Polícias Civil e Militar para discutir as Áreas Integradas de Segurança Pública

Sesed discute AISPs zona Oeste e Sul de Natal (5)Com o objetivo de fortalecer a integração entre a Polícia Militar e a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e discutir o plano de atuação das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs), a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) reuniu-se na manhã desta terça-feira (23) com os coordenadores das AISPs localizadas nas zonas Oeste e Sul de Natal. A reunião contou com a presença de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e das Coordenadorias de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) e de Programas para a Cidadania (CPCID).
Atualmente, as Áreas de Segurança estão distribuídas entre Natal e Parnamirim, sendo 15 na capital e duas no município vizinho. As AISPs definem as áreas geográficas onde as Polícias Militar e Civil devem atuar de forma conjunta. O objetivo das operações é permitir a convergência dos trabalhos das duas polícias na prevenção e investigação dos casos de violência e oferecer à administração um diagnóstico específico de cada área para as intervenções necessárias à melhoria da qualidade de vida.
O secretário adjunto da Sesed, Caio Bezerra, participou da reunião e apresentou o modelo de relatório integrado de produção que deve ser assinado pelo delegado do distrito e pelo comandante da companhia correspondente a Área Integrada. Neste relatório, os policiais detalharão as ocorrências, diariamente, como identificar o tipo de abordagem, prisão/apreensão, buscas, elucidações de crimes contra a vida, ocorrências do disque-denúncias atendidas (181), apreensão de material, execução cartorária (boletim de ocorrência, termo circunstanciado de ocorrência, auto de prisão flagrante delito e auto de apreensão de menor), além de reuniões comunitárias.
“Essas reuniões são organizadas mensalmente pela Coordenadoria de Programas para a Cidadania e é obrigatória a presença dos delagados de distritos e comandantes de companhia, pois desta forma conseguiremos manter um elo forte com a população e fortalecer ainda mais as Áreas Integradas”, afirma o secretário Caio Bezerra.
O secretário explica que com o relatório será possível identificar as principais infrações penais verificadas na AISP, bem como os locais críticos (locais de venda de drogas, áreas públicas degradadas, bares sem licença de funcionamento, ruas nas quais se concentram os delitos), as pessoas (os atores sociais envolvidos, criminosos reincidentes, vítimas de mais de um ato criminoso) e o tempo (eventos, períodos sazonais, dias da semana e horários de maior concentração criminosa).
“Com isso, buscaremos soluções, de forma integrada, para os problemas que já foram diagnosticados e podemos intensificar o nosso trabalho de planejamento proativo e reativo. Queremos mapear o problema criminal da Região Metropolitana de Natal, e posteriormente, do Rio Grande do Norte”, destaca o secretário adjunto Caio Bezerra.
De acordo com o coordenador de Programas para a Cidadania (CPCID), Capitão Rodrigo Couceiro, cada área é formada por um distrito policial e uma companhia militar. Segundo ele, a ideia é estabelecer o diálogo entre essas duas forças para a realização de ações integradas.
“Na prática a gente quer o oficial da companhia converse mais sobre a criminalidade local nas suas respectivas áreas. Que os investigadores interajam mais com os policiais militares que estão na rua, não apenas naquelas reuniões formais que costuma acontecer, mas que no dia-a-dia possam compartilhar informações”, afirma o capitão Rodrigo Couceiro.


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/home/page/2/#ixzz3dyzfVt4d

Nenhum comentário:

Postar um comentário