Veículos
Apelo japonês
Com o Etios a partir de R$ 29.990, Toyota mostra que não vai facilitar a vida da concorrência
Sorocaba (SP) - Quem está pensando em comprar um carro na faixa dos R$ 30 mil pode se preparar para gastar algumas horas ou até mesmo dias para decidir pela marca e modelo. Na semana passada destacamos um dos lançamentos mais aguardados do ano, o HB20 da Hyundai. Os sul-coreanos entraram no segmento dos compactos para conquistar clientes fieis dos ditos "nacionais", como Volkswagen Gol e Fiat Palio. Agora é a vez da outra opção que chega prometendo cativar os brasileiros que buscam a relação custo/benefício. É o Etios, compacto de entrada da Toyota que parte de R$ 29.990 na versão hatch e R$ 36.190 no sedã.
Design semelhante ao do Renault Logan não causou boa impressão. Fotos: Bruno Vasconcelos/DP/D.A. PRESS |
Você deve estar se perguntando qual a mágica feita pela Toyota para chegar a esse valor. O "truque" foi lançar uma versão pelada do Etios. Quem poderia imaginar que nos dias de hoje, a refinada Toyota colocaria para vender em suas concessionárias um carro sem ar-condicionado, direção elétrica ou hidráulica e nem mesmo vidros elétricos?
Compacto nasce pelado, mas com bons equipamentos chega a R$ 38.790 |
Conhecendo os concorrentes e seus respectivos preços, fica claro que a Toyota deverá sustentar a estratégia de vendas do Etios em sua mecânica (o modelo não utiliza motor 1.0, partindo do 1.3 litro de 16 válvulas) e na confiança que o brasileiro tem na marca. Você já deve ter escutado, ou até mesmo dito, que "Toyota não quebra". Essa fama deverá ajudar a marca vender as 70 mil unidades por ano - que é a capacidade de produção de sua nova planta, no município de Sorocaba, interior de São Paulo.
Esperto
Painel de instrumentos é centralizado no Etios. Foto: Studio Malagrine/Divulgacao |
A impressão é que você está dirigindo um carro de maior motorização. E se você quiser um Etios hatch de motor maior mesmo, a Toyota oferece a versão topo de linha (XLS), que custa R$ 42.790 e vem com propulsor 1.5 - mesmo que equipe a versão sedã. Um dos destaques do três volumes é o bom espaço interno e porta-malas de 562 litros.
O que não mereceu muitos elogios em relação ao Etios sedã foi o design. O carro é facilmente confundido com o Renault Logan - o que não é um elogio, quando se trata de formas e desenho. Já o hatch tem uma proposta mais jovial e interessante, principalmente na traseira, o que deverá agradar a várias faixas de público.
O interior do Etios deverá ser outro tema de longas discussões entre os defensores e os críticos do modelo japonês. O que não se pode fazer é querer comparar o acabamento do Etios com Corolla ou outro modelo da Toyota. É preciso avaliar olhando o que oferecem Gol, Palio, March e HB20. Fazendo isso, você verá que o Etios não está fora da linha dos rivais, tanto na qualidade do acabamento como no espaço interno. A polêmica posição do painel de instrumentos acima do console central do modelo é uma questão que vai depender gosto de cada um.
*Jornalista viajou a convite da Hyundai do Brasil
Tabela de preços
Etios
Hatch
Etios 1.3: R$ 29.990
Etios X 1.3: R$ 33.490
Etios X 1.3 com ar-condicionado: R$ 36.190
Etios XS 1.3: R$ 38.790
Etios XLS 1.5: R$ 42.790
Sedã
Etios X: R$ 36.190
Etios x com ar-condicionado: R$ 38.890
Etios XS: R$ 41.490
Etios XLS: R$ 44.690
Do:DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário