Páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Veículos
Apelo japonês
Com o Etios a partir de R$ 29.990, Toyota mostra que não vai facilitar a vida da concorrência

Sorocaba (SP) - Quem está pensando em comprar um carro na faixa dos R$ 30 mil pode se preparar para gastar algumas horas ou até mesmo dias para decidir pela marca e modelo. Na semana passada destacamos um dos lançamentos mais aguardados do ano, o HB20 da Hyundai. Os sul-coreanos entraram no segmento dos compactos para conquistar clientes fieis dos ditos "nacionais", como Volkswagen Gol e Fiat Palio. Agora é a vez da outra opção que chega prometendo cativar os brasileiros que buscam a relação custo/benefício. É o Etios, compacto de entrada da Toyota que parte de R$ 29.990 na versão hatch e R$ 36.190 no sedã.


Design semelhante ao do Renault Logan não causou boa impressão. Fotos: Bruno Vasconcelos/DP/D.A. PRESS
Pouca gente acreditava a Toyota iria enquadrar o Etios abaixo dos R$ 30 mil. Parece que nem mesmo a montadora esperava por esse preço, tanto que há cerca de um mês, quando iniciou um programa de reserva para clientes interessados pelo compacto, anunciou que o modelo partiria de R$ 35 mil. Apesar de não assumirem, o que parece que aconteceu foi um contra-ataque dos japoneses à estratégia da Hyundai em lançar o HB20 por menos de R$ 32 mil.

Você deve estar se perguntando qual a mágica feita pela Toyota para chegar a esse valor. O "truque" foi lançar uma versão pelada do Etios. Quem poderia imaginar que nos dias de hoje, a refinada Toyota colocaria para vender em suas concessionárias um carro sem ar-condicionado, direção elétrica ou hidráulica e nem mesmo vidros elétricos?


Compacto nasce pelado, mas com bons equipamentos chega a R$ 38.790
Para ter um Etios hatch completinho na garagem é preciso comprar a versão XS, que custa R$ 38.790 e vem com todos os itens mencionados acima e mais freios ABS, sistema de áudio com entrada USB, conta-giros, retrovisores na cor do veículo e travas elétricas. O duplo airbag frontal é de série em todas as versões.

Conhecendo os concorrentes e seus respectivos preços, fica claro que a Toyota deverá sustentar a estratégia de vendas do Etios em sua mecânica (o modelo não utiliza motor 1.0, partindo do 1.3 litro de 16 válvulas) e na confiança que o brasileiro tem na marca. Você já deve ter escutado, ou até mesmo dito, que "Toyota não quebra". Essa fama deverá ajudar a marca vender as 70 mil unidades por ano - que é a capacidade de produção de sua nova planta, no município de Sorocaba, interior de São Paulo.

Esperto

Painel de instrumentos é centralizado no Etios. Foto: Studio Malagrine/Divulgacao
Nossa equipe teve um primeiro contato com o Etios durante o test drive e avant première das duas versões no Japão, no mês de julho. Na mecânica nenhuma alteração aparente foi realizada (ou sentida). O motor flex 1.3 16V com 90 cavalos de potência (etanol) é capaz de deixar qualquer 1.0 comendo poeira sem nenhuma dificuldade. Casado com um câmbio preciso de cinco marchas, o motorzinho é valente na estrada, quando são necessárias retomadas, e esperto na cidade, com saídas rápidas.

A impressão é que você está dirigindo um carro de maior motorização. E se você quiser um Etios hatch de motor maior mesmo, a Toyota oferece a versão topo de linha (XLS), que custa R$ 42.790 e vem com propulsor 1.5 - mesmo que equipe a versão sedã. Um dos destaques do três volumes é o bom espaço interno e porta-malas de 562 litros.

O que não mereceu muitos elogios em relação ao Etios sedã foi o design. O carro é facilmente confundido com o Renault Logan - o que não é um elogio, quando se trata de formas e desenho. Já o hatch tem uma proposta mais jovial e interessante, principalmente na traseira, o que deverá agradar a várias faixas de público.

O interior do Etios deverá ser outro tema de longas discussões entre os defensores e os críticos do modelo japonês. O que não se pode fazer é querer comparar o acabamento do Etios com Corolla ou outro modelo da Toyota. É preciso avaliar olhando o que oferecem Gol, Palio, March e HB20. Fazendo isso, você verá que o Etios não está fora da linha dos rivais, tanto na qualidade do acabamento como no espaço interno. A polêmica posição do painel de instrumentos acima do console central do modelo é uma questão que vai depender gosto de cada um.

*Jornalista viajou a convite da Hyundai do Brasil

Tabela de preços

Etios
Hatch
Etios 1.3: R$ 29.990
Etios X 1.3: R$ 33.490
Etios X 1.3 com ar-condicionado: R$ 36.190
Etios XS 1.3: R$ 38.790
Etios XLS 1.5: R$ 42.790

Sedã
Etios X: R$ 36.190
Etios x com ar-condicionado: R$ 38.890
Etios XS: R$ 41.490
Etios XLS: R$ 44.690
Do:DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário