Páginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Greve chega ao terceiro dia e depósitos não estão sendo feitos


Faltam envelopes nas agências e clientes não estão conseguindo realizar depósitos. Foto: Heracles Dantas
No terceiro dia de greve em todo o País, bancários ainda não têm uma definição do rumo que tomará a paralisação. O Sindicato dos Bancários do RN garante que o fim da greve só será estabelecido após a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) decidir negociar com a categoria sobre os direitos reivindicados. No ano passado, os bancários ficaram em greve por 21 dias.
Com a paralisação, serviços como troca de senhas de cartões e contratação de empréstimos de alto valor estão totalmente suspensos. Além disso, de acordo com informações do Sindicato, os serviços de depósito na Caixa Econômica Federal foram suspensos no sistema de todas as agências. No Banco do Brasil, apenas as agências localizadas no Midway Mall, Natal Shopping, Norte Shopping e a agência Estilo, na Afonso Pena, estão realizando o serviço.
De acordo com a coordenadora geral do Sindicato, Marta Turra, esse é um momento em que a greve está começando a tomar grandes proporções. “O movimento está começando a crescer agora e não iremos acabar com a greve sem ter uma negociação favorável para a nossa categoria. Continuaremos em manifestação até que o Comando Nacional dos Bancários nos oriente a parar”, disse.
Os bancários entraram com uma pauta junto à Fenaban, desde o início de agosto, reivindicando um reajuste de 23% dos salários, reposição de perdas salariais, estabilidade do emprego nos bancos privados, isonomia entre funcionários novos e antigos e o fim do assédio moral nas agências. Além disso, eles alegam pontos de interesse da sociedade, como a redução da taxa de juros, contratação de mais funcionários e o cumprimento da Lei das Filas, que estabelece um tempo máximo de 45 minutos de espera em dias de pico.
100% dos Bancos Públicos paralisados
Mal começou e a greve dos bancários já trouxe problemas para as pessoas que precisam utilizar os serviços especiais realizados internamente às agências.  Seguindo orientação do movimento nacional, todas as agências públicas de Natal, somadas em 50 unidades, estão com os serviços paralisados.
“Não somos culpados pela greve. Isso é culpa dos bancos, que são gananciosos e não repassam aos funcionários a remuneração adequada para o tipo de serviço que realizam”, alega Marta Turra.
O Sindicato dos Bancários do RN ainda informou que os caixas eletrônicos deveriam estar operando normalmente, mas desfalques nos serviços do autoatendimento podem refletir um problema à parte do esperado. “Não tenho a informação de que as empresas terceirizadas (contratadas para abastecer os caixas eletrônicos) também tenham entrado em greve, mas é provável que isso aconteça”, disse a coordenadora do Sindicato.
Marta explica que, assim como os bancários, as empresas terceirizadas têm o mesmo direito de lutar por melhores condições de trabalho e esse momento acaba sendo ‘oportuno’ para eles declararem greve. “A pressão que esses trabalhadores sofrem se iguala à da categoria. A maioria deles trabalha 12h, ganha apenas um salário mínimo e anda o dia todo carregando muito dinheiro, correndo riscos diversos”, afirma.
Protesto une bancários e Correios
Por volta das 16h de hoje, bancários e funcionários dos Correios se unem em protesto conjunto. A concentração será em frente da agência do Banco do Brasil localizada na avenida Rio Branco, onde funciona a superintendência do BB, e seguirá até a sede dos Correios, na Ribeira.
“Nos Correios existe o trabalho desenvolvido pelo Banco Postal, com trabalhadores que exercem a mesma função dos bancários, mas não são bancários por direito. Essa é mais uma reivindicação da categoria, que se une a nós em prol de um bem conjunto”, disse Marta, afirmando que, em 35 anos de experiência em agência bancárias, nunca presenciou uma situação tão crítica dos trabalhadores.
Do:JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário